segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Fotografia X Consumismo

Vivemos sob o domínio do capitalismo onde o consumo é o meio e a finalidade e essa verdade se estende a todos os nichos, funções, classes... O homem é consumista e ponto. Por isso caminhamos, progredimos, matamos e morremos. No mundo da fotografia não se foge a essa regra. Se por um lado ficamos deslumbrados, fascinados com as possibilidades das novas tecnologias que irrefutavelmente abre fronteiras e expande nosso universo por outro lado ficamos escravos dos deleites e acabamos nos esquecendo do propósito real da fotografia.
            É hipócrita dizer que o fotógrafo não aprecia bons equipamentos, até porque é fato que em alguns ramos da fotografia, sim os equipamentos fazem a diferença! Mas, contudo o olhar é ainda e sempre vai ser o que move a fotografia, é fascinante pegar livros e revistas antigas e ver as belas obras de artes produzidas com 1\100% da tecnologia que se é empregada hoje em dia, parece que a capacidade deu lugar a quantidade, é mais pixel é mais zoom, mais facilidades até a quantidade de foto cresceu de maneira exorbitante, um exemplo clássico são as reportagens de casamentos, que antes era realizado com 24, 36, 48...  poses hoje são centenas de clicks. Será que o fotógrafo não tinha que pensar bem mais antes de apertar o botão? Cartier-Bresson dizia que fotografar é colocar na mesma mira a cabeça, o olho e o coração (Marigo, 2001). Mas parece que agora temos a metralhadora!
            Fotografia é arte com tecnologia, já Dizia Paul Estrand (1890-1976) que "a fotografia é a única contribuição importante da ciência para a arte", se a arte contrapõe a tecnologia à fotografia está se tornando uma arte artificial? se arte é para os artistas, se hoje todos são fotógrafos, se a fotografia é arte, logo todos são artistas? Ou a arte fotográfica deixou de existir?

            
Foto realizada com um corpo 5D Mark II e uma objetiva  analógica 16mm Minolta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário