terça-feira, 10 de novembro de 2015

Objetivas analógicas com corpos DSLR



No antigo foto onde trabalhava havia algumas objetivas antigas da canon e da minolta sendo consumidas pelos fungos, daí por acaso descobri que com o adaptador específico poderia usar qualquer objetiva FD em corpos DSLR, depois de algumas pesquisas e poucos resultados decidi comprá-las, e testá-las nas minhas câmeras. 

Abaixo fotos tiradas com um corpo DSLR Canon 5 Dmark II e objetiva 50mm macro Minolta Rokkor, embora a nitidez seja bem aceitável houve uma leve perda nas cores.






A foto seguinte foi tirada com o mesmo corpo DSLR acoplado com adaptador de R$ 70,00 a uma objetiva 50mm canon FD. O dia era chuvoso num local de mata fechada, o resultado me agradou bastante, principalmente no que se refere a profundidade de campo e as cores naturais.



A fotos seguintes foram tirada com uma objetiva Minolta FD Rokkor olho-de-peixe 16mm, que também deram resultados interessantes. O grande desafio de usá-las é o foco perfeito e a exposição correta, já que o fotômetro fica sub exposto, e ao trabalhar com o diafragma mais fechado ( F-stop alto) escurece bastante para olhar no ocular do visor, o ideal é focar com diafragma mais aberto (F-stop baixo) como f4, por exemplo, e depois girar o anel para uma fração menor como f8 ou f16. A Objetiva Minolta 16mm agradou mais em fotografias noturnas, nas fotos sob a luz do dia entrou um ponto de luz no centro da foto, é preciso trabalhar com ela sempre contra o sol. 







No geral o custo benefício foi bastante satisfatório, não é um tipo de objetiva que você adquire para trabalhos que requer rapidez e de canas rápidas são objetivas para trabalhos culturais e hobbs e principalmente para os amantes de equipamentos antigos e para aqueles que não se conformam em ver peças tão bem trabalhadas e de mecânicas tão perfeitas sujeitas a fungos e pó, também não deixa de ser uma reutilização e economia de dinheiro, já que objetivas compatíveis a estas digitais tão valores elevados e sinceramente, dependendo do trabalho as diferenças são sutis. 

Outras objetivas foram testadas, no entanto, o resultado não foi bom, a Canon FD 135mm, 70-210mm e a 100-200mm, perderam cores e nitidez. Todas objetivas citadas também foram testadas em filmagens com corpos DSLR na T3i, 60D e a 5 D Mark II, somente a 5D que é full frame aceitou, as outras câmeras de sensor APS-C não reconheceram nenhuma das objetivas, mesmo com adaptadores. 





2 comentários:

  1. Tenho uma Helios 55mm da Zenit que uso na minha Nikon, é bastante difícil fazer o foco e a exposição tem que ser em manual. As fotos ficam razoáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A exposição fica bastante complicado, como uso mais para fotos noturnas, faço vários testes antes, e com o tempo você acaba pegando as manhas de compensação.

      Excluir