quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O valor da fotografia de natureza

Paraíso Perdido, Capitólio, MG. 
   
   O mundo da fotografia conta hoje com milhares de dispositivos fotográficos é tanta opção e facilidades que o fotógrafo profissional perdeu mercado sem falar na banalização da fotografia, diga-se de passagem, nem fotografia é mais, e sim um arquivo fotográfico, fato que se elevou com mudança da fotografia analógica para a fotografia digital.
O fim da fotografia analógica e o advento do mundo digital corroeram muitos mercados da fotografia, como por exemplo, o fato de várias revistas mensais se transformaram em sites, mesmo que seja um avanço e tenha várias vantagens, como as ambientais e a globalização da informação muita coisa se perdeu, em especial a fotografia que deixou de ser fotografia para se tornar arquivo, e o que era antes era um documento que poderia perdurar por séculos, agora dura apenas alguns dias ou até mesmo horas graças à dinâmica do mundo digital onde tudo é muito fugaz e efêmero.

Um foto publicada em redes sociais embora tenha muitas visualizações,  mas é facilmente esquecida. 

    Mas de todos os profissionais relacionados à fotografia o fotógrafo de natureza é um dos que mais sofreram com os impactos da tecnologia, se por um lado a fotografia digital facilitou com o aperfeiçoamento dos equipamentos, como ver a foto no LCD, o  live view, o foto shop, a fotografia raw entre inúmeros outros benefícios. Por outro lado o profissional viu seu trabalho desvanecer pelos mesmos caminhos que lhe trouxeram as oportunidades, mas como dizia o saudoso Marigo: “persista sempre, desistir nunca...”
beija-flor-de-orelha-roxa (Colibri serrirostris)
    Mas, contudo quanto vale uma foto, há vários fatores que deverão ser analisados ao orçar uma foto e o principal é: “não é porque faz o que gosta que seu produto não tenha valor monetário” não se apegue ao prazer e não se restrinja a labuta. Considere sua experiência, seu conhecimento empírico e técnico, seu olhar, seu profissionalismo, os equipamentos necessários para o registro, o momento, o tempo, a raridade do que foi registrado e o que mais que pode ser calculado, no final das contas chegará à conclusão estará cobrando muito pouco, ao contrário do seu cliente que te achará louco por cobrar tanto por uma “foto”. Vale considerar que o preço dos equipamentos é sempre elevado devido principalmente aos impostos, pondere que um profissional faz o melhor, e, que em natureza o equipamento, sim faz a diferença! Mas não somente...

Simples e belo
Algumas espécies animais dificilmente são visualizadas o que pode valorizar o valor de um registro.  
Animais facilmente encontrados podem gerar bons registros exercendo uma ação inusitada 

Normalmente bons registros requer lugares poucos explorados e de difícil acesso 

Um grande inimigo do fotógrafo da natureza é a destruição ambiental e a antropização. 
Toda paisagem é dinâmica e bons registros requer esperá. 

Workshop e cursos dão experiência e é também uma ótima oportunidade para trocar ideias e esclarecer dúvidas, mas nem sempre são baratos. 

A criatividade é o melhor caminho para sair do básico. 

Fotografias noturnas requer equipamentos específicos, boa técnica e muitas tentativas e erros , e nem sempre o resultado é o esperado. 

existe uma diferença entre uma boa foto, e uma foto bonita. 

As vezes a busca é longa, e quando há o encontro o resultado não é bom

Em natureza o fotógrafo depende das condições ambientais das condições geográficas e uma série de outros fatores que nem sempre podem ser superados. 

Nem sempre seu melhor registro é que lhe trará frutos, uma fotografia não depende apenas da estética, como todo produto tem que haver uma demanda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário