quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Você sabia do sabiá?

Você sabia do sabiá
O Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) é uma ave do grupo dos passeriformes da família Turdidae encontrado em todo Brasil exceto na região norte. Tem como habitat desde áreas de Mata Atlântica, cerrado a áreas antropizadas, sendo uma das aves mais comuns nos centros urbanos, que encanta a todos pelo seu belo canto, sempre a primeira a ser ouvida.
Contudo o sabiá e eternizou mesmo nas palavras de Antônio Gonçalves Dias (-1823-1864) “Minha Terra tem palmeiras onde canta o sabiá; As aves que aqui gorjeiam não gorjeiam com lá” Estas belas palavras somadas ao belo canto da ave fez do sabiá a ave símbolo do Brasil em 1968, durante a audiência da Associação de Preservação da Vida Selvagem. Sob as solicitações de Dalgas Frisch, um dos mais importantes ornitólogos do nosso país, o sabiá-laranjeira passou a ser a ave símbolo do Brasil através do decreto nº 63.234 e a data 5 de outubro o dia da comemoração.  
Mas o curioso que até então a ave ainda não tinha o nome popular e nem científico oficializado e só 17 anos depois o ornitólogo H. Sick, outro grande nome da ornitologia, através de uma revindicação ao então presidente José Sarney retificou o decreto e o nome sabiá-laranjeira foi decidido, porém ainda faltava o nome científico. Novamente Dalgas  encabeçou uma campanha com apoio do escritor Jorge Amado, defendo o nome de Turdus rufiventris (Latim Turdus = sabiá, rufus= vermelho ventris, venter=barriga ou seja, sabiá da barriga vermelha)  e também para oficializar a ave como a ave símbolo do Brasil.
Em 2002 houve uma enquete na internet de qual ave deveria ser a ave símbolo do Brasil; A araruba (Aratinga guarouba) com suas cores brasileiras ou o sabiá a ave do coração e da alma dos brasileiros? E com 91,7% o sabia-laranjeira foi escolhido. Diante desta incontestável preferência, Dalgas Frisch, acompanhado dos seus amigos Silvestre Gorgulho. Diretor da folha de Meio Ambiente e do Jornalista Ciro Porto, vice-presidente da Associação para a Preservação da Vida Selvagem (APVS) foram buscar apoio do governo federal para fazer do sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) a Ave nacional. Após algumas reuniões e indagações o apelo foi atendido.
No dia 3 de outubro de 2002, antevéspera do dia da ave o então Presidente Fernando Henrique Cardoso, através de um decreto oficial  intitulou o sabiá-laranjeira como a ave do Brasil e o dia 5 de outubro como o dia da ave.
Esta bela ave faz parte da história do nosso país e da nossa cultura, cuidar bem dela é cuidar também da nosso patrimônio e do nosso bem estar, quem ouve essa bela ave cantarolando sabe o significado dessas palavras. 

SIGRIST, Tomas, Avifauna Brasileira-Guia de Campo Avis Brasilis, São Paulo, 2013.
FRISCH, Joham, Aves Brasileiras e Plantas Que as Atraem, 2005.


Sabiá-laranjeira vocalizando

O sabiá-laranjeira tanto pode ser encontrado em áreas silvestres como em áreas urbanas

Catando gravetos para o ninho. 

Existem outras espécies de sabiás, somente o sabiá-laranjeira tem essa plumagem avermelhada. 

Não há dimorfismo entre o macho e a fêmea, a fêmea também canta numa frequência menor que o macho 

Sabiá-laranjeira com leucismo, que é uma particularidade genética que pode ocorrer na espécie. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário