domingo, 4 de agosto de 2013

Como os grandes temas da Fotografia de natureza pode despertar o olhar para as questões ambientais.


      Não encontrei na literatura brasileira grandes referências que comprovem a importância da fotografia frente às questões ambientais e de como o olhar fotográfico pode colaborar para a preservação ambiental, no entanto, diversas literaturas citam o uso da fotografia em pesquisas, educação ambiental, perícias ambientais e diversas outras aplicações, para BORGES et al  (2010) visão é um dos sentidos mais importantes nos humanos e, por isso, a fotografia pode ser uma excelente opção para driblar a falta de recursos na educação ambiental, sensibilizando e ensinando por meio de sua informação e beleza. COLOMBINE (2009) entende que “quem convive com a natureza sabe que estamos sujeitos a ela e podemos amenizar suas forças, mas ela é sempre superior a nós.” Essa visão contrapõe o antropocentrismo e põe em cheque a dependência que temos da tecnologia nos dias atuais que dependem diretamente dos recursos naturais e que por muitas vezes esse fato passa despercebido das nossas concepções.

     É indiscutível que o fotógrafo, seja profissional, amador ou ocasional tem seu olhar despertado em relação aos motivos que fotografa. Dentro da fotografia de natureza há diversos seguimentos, motivando diferentes olhares e sentidos. Esses seguimentos são chamados pelos fotógrafos de “Os grandes temas” que embora possa variar as nomenclaturas dependendo do foco e do fotógrafo a concepção e abordagem são as mesmas. Veja alguns destes temas: Paisagens, insetos, plantas, mamíferos, paisagens noturnas, paisagens antropizadas, fotografias macro,  fotografias aéreas etc.

  Dentro destas definições abordarei a importância da fotografia para a preservação, conscientização e interação ambiental levando em conta meu conhecimento empírico e minhas experiências como fotógrafo e educador ambiental.

Paisagens
As se mostram diferentes dependendo da hora do dia até mesmo em diferentes estações do ano. (pôr do sol, Tripuí, Caldas, MG)

Nascer do sol (Serra do Papagaio, Aiuruoca, MG)
      O fotógrafo que fotografa paisagens tem que ter um conhecimento básico de luz natural, ou seja, tem que estar com os olhos atentos ao clima, o movimento do sol, da lua, das sombras, das nuvens e tudo mais que possa influenciar na composição e exposição das suas imagens sendo assim, aprenderá respeitar o tempo e compreender melhor o clima e sua influência direta e indiretamente sobre a paisagem.

     Outro ponto crucial para imagens belas de paisagem é seu estado de preservação, assim como a harmonia dos seus componentes, como: montanhas, rios, florestas e tudo mais que constroem o cenário a ser fotografado, obviamente que para obter uma boa imagem todos os componentes têm que estar “comunicando” e se interando, sendo assim, o fotógrafo não só entenderá melhor sua paisagem do ponto de vista estético como também do modo funcional, compreendendo melhor os nichos ecológicos e as reais ligações da teia da vida.

Mamíferos
Alguns gestos animais são muito parecido com os dos humanos

Outros já chamam a atenção devido justamente por serem capazes de fazer coisas impossíveis as humanos
    Primeiramente é bom deixar claro que o termo, mamíferos, obviamente refere a todos mamíferos, no entanto, esse grupo difere bastante em diversos aspectos como hábitos e habitat (mamíferos terrestres, aquáticos, noturnos, voadores etc...), tamanho, cores e formatos etc...

    Mas esse grupo em especial é um grupo que sempre chama bastante à atenção dos humanos até porque também somos mamíferos sendo assim há algumas características em comum, antropomorfias. Conforme define Marigo (2013) “Antropomorfizar os animais e plantas é uma maneira de identificar os homens com os seres naturais.” Como é sabido que tudo aquilo que identifica-nos, nos cativa e tudo que nos cativa é protegido. Sob essa perspectiva fotografar mamíferos elevará nosso conhecimento sobre, este conhecimento aliada a afinidade e similaridade que temos por este grupo, automaticamente seremos mais responsáveis pelo bem estar e a preservação, o que indiretamente nos fará mais zelosos pelo meio ambiente.

    Outro ponto a ser considerado é que quem fotografa mamíferos necessariamente tem que entender algumas regras da natureza, assim como estar com o olhar aguçado para identificar pegadas e sinais que levam o fotógrafo a seus objetivos, sendo assim, obrigatoriamente o fotógrafo de mamíferos deve se sintonizar com a natureza, por tais motivos um fotógrafo que procura mamíferos será um defensor e preservador dos recursos naturais.

Aves
Este ninho de tucano foi encontrado devido ao "barulho" dos filhotes
  Um fotógrafo ou observador de aves necessariamente tem que ter dois sentidos bem desenvolvidos e treinados para achar, observar e\ou fotografar aves, são este o ouvido e a visão. Na grande maioria é mais fácil a ave ser ouvida do que visualizada, quer por seu tamanho, quer por seus hábitos e preferência por habitat de difícil acesso as humanos como  copa das árvores por exemplo.

    Sendo assim um observador de aves tem que estar em total sintonia com o ambiente em que procura a ave, essa sintonia levará o observador as minúcias da natureza ao um contato intimo e delicado, ou seja, não há como um fotógrafo de aves não ser um conservador e admirador da natureza.

Répteis
A pele fria e pegajosa dos anfíbios causam nojo e seus formatos estranhos causam medo, no entanto, são animais inofensivos.

Serpentes venenosas diferem morfologicamente das inofensivas.
    Este grupo esta entre os que mais sofrem preconceitos dos humanos, a cultura humana prega isso de diversas formas, como por exemplo: “A cobra é símbolo do mal e do pecado”; Os sapos são feios”; “Toda cobra é venenosa.” Estes ditos populares e crenças infundadas levam crianças e adultos a odiar e ver estes inocentes bichinhos como inimigos.  

    Como em todos os grupos, quem vai à busca destes para fotografar, automaticamente descobrirá que nem toda cobra é venenosa, e mesmo as venenosas não irá nos oferecer perigo a não ser que inflijamos alguma regra da natureza. Também descobrirá que os sapos e os demais como pererecas e rãs, tem sim sua beleza e suas excentricidades, e, que por sinal são fotogênicos e rendem lindas imagens.

    Outro ponto crucial é que este grupo requer obrigatoriamente na grande maioria ambientes bem preservados, ou seja, quem quer trabalhar com este grupo, que é dos mais gratificantes, necessariamente deverá ser um defensor tanto do grupo como da natureza, consequentemente será um ator em favor as questões ambientais.

Temas aquáticos
O registro dessa imagem só foi possível porque a água era límpida e sem poluição
    Como aprendemos já nos primeiros anos escolares a maior parte do planeta é composta por água, em suas diversas formas, água doce (rios, lagos, represas...) águas salgadas (mares e oceanos) e geleiras. Consequentemente a água é berçário de diversas formas de vida, sendo algumas exuberantes. Infelizmente estes são um dos ambientes que mais sofrem com a degradação e poluição.

    Desta maneira todo aquele que tem como objetivo fotografar os componentes deste tema primeiramente terá que ser um conservacionista, até porque não é possível fotografar o subaquático de um rio se este estiver poluído, como também não encontrará vidas dentro destes se não houver condições favoráveis.

Insetos
Não existe outro reino com tantas variações, este reino é um dos mais gratificante aos fotógrafos  
     Embora este seja grupo de animais mais abundante da terra, correspondendo mais de 85% de todas as espécies de animais conhecidos esse é um dos grupos menos protegidos do planeta, você já ouviu falar em alguma ONG ou qualquer tipo de instituição que defenda esses bichinhos? Mas com certeza já ouviu aquela expressão pejorativa “Você é um inseto!”.

    No mundo fotográfico a fotografia de insetos, embora desafiadora, é um dos ramos da fotografia de natureza que mais causam admiração das pessoas, a explicação é simples é um mundo que não conhecemos e tudo o que for mostrado desse mundo nos causará espanto e admiração. Desta maneira, o fotógrafo de natureza será um excelente ator social frente à preservação ambiental e compreenderá o quão importante esses bichinhos são à manutenção do equilíbrio do planeta.

Plantas
Plântula de Amarillis

                                       
 Mochoqueiro

   Plantar é o símbolo da prosperidade, colher nos remete a fartura e o verde é a símbolo da preservação, note que as plantas são mais do que componentes ornamentais, são vitais ao equilíbrio do planeta. Se na natureza são abrigo e fonte de alimentos, para os seres humanos seus benefícios são imensuráveis.

    Aquele que fotografa uma planta sabe que esta também dará a possibilidade de fotografar os outros grandes temas, as plantas são a base para a salubridade do planeta, sendo assim, é um dos elos mais importantes da teia da vida.

Referências

BORGES, A fotografia de natureza como Instrumento para educação ambiental, 2010, SC.

MARIGO, Fotografe, nº201, Pág 58, 2013

MARIGO, Fotografe, nº 198, pág 84, 2012

COLOMBINE, Fotografia de Natureza Brasileira, 2009, SP.

FOTOGRAFE, Fotografia de Paisagem, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário