segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Corujas

Bubo virginianus

Sempre há várias formas de ver uma situação, há sempre um olhar diferenciado... No caso das corujas não só a vemos com diferentes olhares e sob controversas perspectivas como também, o olhar noturno dessas criaturas magníficas é bem do diferente do nosso. 

Existem pessoas que veem as corujas como o símbolo da sabedoria, na mitologia grega, Athena, a deusa da sabedoria, tinha a coruja como símbolo, hoje o animal é símbolo de cursos como a filosofia, letras e pedagogia. Outros já veem as corujas como símbolo de mau agouro, quer por seus hábitos noturnos, quer por seu olhar cintilante, que inclusive é sua denominação em grego “Gláuks” que significa "brilhante, cintilante", enquanto no latim coruja é “Noctua” que significa a "Ave da noite". Tais características fazem da ave um animal temido por muitos. 

As corujas são cosmopolitas, são encontradas no mundo todo, no Brasil são descritas 22 espécies da família Strigidae e mais a Tyto furcata popularmente conhecida como suindara ou coruja-das-igrejas, da família Tytonidae, que é um gênero único de uma espécie única, totalizando assim 23 espécies descritas. 

Deixando as lendas e as crendices do lado as corujas são exímias, caçadoras noturnas, com raras exceções, de excelente audição e boa visão noturna, podem virar suas cabeças até 270º. Tem em seus cardápios pequenos roedores, repteis e anfíbios. Algumas espécies de olhos amarelados como a Bubo virginianus, desenvolve caça e vocalização no crepúsculo, enquanto as de olhos pretos caçam a noite e algumas poucas se movimentam durante o dia.
Referências:
SIGRIST, Tomas Sigrist, Guia de Campo Avis Brasilis, Vinhedo, SP, 2013.

CBRO, lista de Aves Brasileiras.
Athene cunicularia (Molina, 1782) coruja-buraqueira

Athene cunicularia (Molina, 1782) filhotes. 

Megascops choliba (Vieillot, 1817) corujinha-do-mato.

Bubo virginianus (Gmelin, 1788) Jacurutu maior coruja do Brasil.

Bubo virginianus (Gmelin, 1788) filhotes de jacurutu, veja que no ninho há um frango que foi caçado e deixado para os filhotes se alimentarem. 

Bubo virginianus (Gmelin, 1788) juvenil. 

Tyto furcata (Temminck, 1827) suindara.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário