Fotografia em educação ambiental.
Qual é o poder da imagem? É
possível vivermos num mundo sem fotografias? _ É difícil imaginarmos um mundo
sem o uso da fotografia, desde que a fotografia foi inventada em 1839 (CAMPANY 2012)
já teve as mais diversas aplicações,
serviu como testemunho de grandes fatos históricos, ilustrou os mais
diversos fatos e acontecimentos. E hoje, nos dias atuais uma
era absolutamente estética a fotografia tornou-se uma grande ferramenta de venda de
produtos, marcas, marketing e até mesmo de alto-divulgação para os mais
variados fins, basta analisarmos a redes sociais para que possamos ter uma
noção do poder da fotografia. Mas qual é o verdadeiro nicho da
fotografia no contexto social da era atual? Talvez essa seja uma questão que
não há como mensurar, no entanto, é inegável que é vital em diversas
aplicações, como em educação ambiental por exemplo. A educação ambiental hoje
tem como objetivo a interação e a conscientização do homem frente às grandes
questões ambientais e que tem grande função na organização e estruturação das
sociedades e do espaço, abarcando desde um simples cidadão a uma grande empresa.
Com o desenvolvimento industrial
e tecnológico o homem foi se afastando do contato direto com a natureza
selvagem. As grandes cidades se tornaram berço, esconderijo e local de caça
do homem e tal alusão é tão intensa que esquecemos ou mesmo não sabemos que
ainda somos e sempre seremos dependentes diretos dos recursos naturais: O leite
não vem do saquinho, o petróleo é um recurso mineral que um dia irá acabar. Mas
o que a fotografia tem com isso?
Cabe aos fotógrafos (de natureza
ou adeptos) mostrar que a natureza ainda existe, é linda e não somente; é vital
ao homem e que do mesmo modo que precisamos dos ambientes alterados precisamos
de ambientes intocáveis para a manutenção de outros grandes serviços ambientais
tão essenciais ao homem, como clima, água potável e fonte de recursos. Cabe à
fotografia mostrar as mudanças que estamos fazendo no ambiente, assim como
mostrar que estamos causando danos ao meio ambiente e consequentemente a os
mesmos. Como é cada vez mais difícil levar o homem a natureza, o que seria o
ideal, então cabe ao fotografo (de natureza) trazer a natureza revelada ao homem.
Por diversas vezes usei imagens
de natureza em palestras com crianças. É indescritível o poder que estas
imagens têm de chamar a atenção da criançada. E mesmo com adultos estas imagens
fascinaram, espantam, chocam, comovem... No entanto, a imagem é apenas uma
ferramenta. A informação ainda é o melhor argumento que podemos e devemos usar,
embora imagens também sejam informativas elas são complementares mesmo que
possam despertar mais do que qualquer outra ferramenta, no entanto, imagens são
interpretativas ou mesmo podem ser manipuladas pelo fotógrafo.
Se olharmos para uma foto de uma
onça na beira de um rio, podemos ter a falsa impressão que esta tudo legal: Que
o rio está limpo, que existem muitas onças, que elas estão ali porque tem muito
alimento e que tudo está lindo e maravilhoso. Enquanto a realidade pode ser bem
diferente: estas onças estão ameaçadas de extinção por perda de habitat, o rio
onde elas estão às margens está poluído e por isso está pobre de peixes, sendo
assim não há outros predadores, que seriam predados pela onça, a onça com fome ataca
o gado dos fazendeiros que por sua vez matam as onças para defender seu
rebanho. A verdade é: A imagem é linda, mas não é somente linda esta imagem
simboliza muita coisa. Uma boa foto, só é boa se
tiver contexto. Não que fotografia de vida selvagem não possa ser usada como
ferramenta de educação ambiental, pelo contrário, deve-se usá-las, somente pelo fato
de sermos estéticos sua aplicação já é justificável. A beleza retratada da vida selvagem pode nos levar a
refletirmos o que estamos e como estamos tratando nosso ambiente.
Sem dúvidas a fotografia é uma
grande ferramenta na educação ambiental e social, sejam estas de natureza
selvagem, de alterações causadas pelo homem, de atitudes e iniciativas pessoais
e/ou sociais, enfim as possibilidades são desmedidas e tudo dependerá do olhar do
fotógrafo e do olhar de quem vê as fotos.
resurgindo das cinzas |
Ciclo da vida |
Plantar para colher |
Cadeia alimentar |
Repensar |
Nenhum comentário:
Postar um comentário