terça-feira, 14 de maio de 2013

Conceição de Ibitipoca

Conhecendo Conceição de Ibitipoca

Sexta feira dia 11 de maio de 2013 fui surpreendido por um convite de ultima hora de João Paulo Braga, como de costume (nem João), para conhecer o Parque de Ibitipoca e como de costume não pude recusar.

Saímos de Poços de Caldas as 2;30hs no dia 12 de maio, nas companhias de Bárbara Franco e Henrique com previsão de chegar ao parque entre 8 e 9 horas o que não foi possível, mas o atraso não atrapalhou nossos planos.

Ao chegar a Ibitipoca fomos direto ao parque com a intenção de acamparmos lá dento mesmo, mas na portaria fomos surpreendidos como a notícia que o camping já estava lotado devido à presença de uma turma de estudantes da Faculdade Rural do Rio de Janeiro que já havia tomado todos os lugares, mas no fim isso não foi problema, pois conseguimos um camping a menos de 500 metros do parque, o “Camping Canto da vida”, um lugar muito bem organizado e bonito, como banheiros limpos, piscina e cercado por uma linda floresta, que no fim se tornou uma atração a parte devido as inúmeras aves, como o inhambus e tucanos, corujas, papagaios entre muitos outros.

Rapidamente armamos nossas barracas e nos dirigimos ao parque, pagamos uma justa entrada de R$ 15.00 e nos dirigimos até o centro de visitantes onde fomos bem recebidos e orientados pelo uma guia local, a partir daí restávamos escolher o roteiro, que por indicação de Henrique que já conhecia o local foi rumo ao Pico do Pião.

Pé na trilha o caminho foi longo mais de 6 km, no caminho as várias atrações, como grutas, corredeiras e lindas paisagens faz com que a longa subida por caminhos irregulares e pedregosos tornasse imperceptível. As trilhas são largas e muito bem sinalizadas, há também de se notar que em raras exceções o caminho é muito limpo.

O Parque de Ibitipoca chama a atenção pelo seu solo rochoso e pela presença predominante, claro, de plantas rupestres, como muitas gramíneas, velloziaceas e orquidáceas, no entanto, nos trechos mais baixos a vegetação predominante são as florestas ombrófilas, chamada pelos conterrâneos de Mata Grande, vegetação que contorna as grutas e corredeiras que cortam o parque.  As grutas com certeza são uma das principais atrações que chamam a atenção pela extensão e pela altura, principalmente as grutas dos Viajantes, do Pião (rota do Pico do Pião) e a gruta dos Fugitivos e dos Três Arcos (rota Janela do Céu).

Voltando a rota, depois de 4 horas de caminhada com paradas chegamos ao Pico do Pião, de onde é possível ter uma boa visão do parque e de toda a região, depois de apreciar a paisagem e fazer algumas fotos do anfitrião, uma simpática Maria-preta-rupestre, que já acostumada com os visitantes nem se importou com nossa presença e até fez pose para as fotos.

Quem subiu tem que descer, e isso com certeza não era problema, já cansados pela viagem e pela longa trilha, tudo o que mais queríamos era descansar e comer algo bem consistente como um bom prato de feijão com arroz. E foi o que conseguimos depois que chegamos à vila de Ibitipoca já noitinha. A culinária de Conceição de Ibitipoca não foi o ponto forte da viagem, talvez por ser fora de temporada e por ser uma sábado à noite, o máximo que conseguimos foi uma refeição fria e sem muitas alternativas.

Depois de uma boa noite de sono, acordamos bem cedo fizemos um café bem reforçado e partimos rumo a Janela do Céu, com certeza a mais bela atração do Parque. O Caminho não foi muito diferente, uma longa caminhada subindo e com algumas paradas nas grutas do roteiro, gruta dos Fugitivos e dos Três Arcos, lindas! O que diferenciou foi uma lombada de onde a visão é fantástica principalmente quando se aproxima dos paredões de pedra que circundam o parque.

Depois de cinco horas de caminhada chegamos ao ponto máximo do passeio, a linda Janela do Céu, que com certeza é uma das mais belas obras da natureza do Brasil; Uma grota cortada por águas cristalinas que nascem dentro do parque e que desabam numa cachoeira acima das montanhas da região. A vegetação ribeirinha forma uma “janela” onde o céu se espelha criando uma paisagem mágica, as rajadas de vento sopram a água de volta criando a sensação de que esta chovendo de baixo para a água é fria e as pedras são douradas. A junção de todos esses fatores faz da Janela do Céu, “um pedacinho do Céu na terra”, é indescritível só vendo para saber.

Infelizmente era preciso voltar, mas como estávamos em Ibitipoca, ainda tinha muito para se ver, como a Cachoeirinha, uma linda queda d’água que cai num cânion  , e isso a menos de 1 km da Janela do Céu. O Caminho de volta trouxe surpresas como pegadas do lobo-guará e uma jararaquinha, que o João quase pisou em cima, mas para a sorte do João da serpente não aconteceu. E finalizando o passeio fomos até a Ponte de Pedras, outra obra prima da natureza, onde simplesmente um rio passa dentro de gruta de pedras, com mais ou menos uns 30 metros de altura e uns 40 metros de comprimento.

O Parque de Ibitipoca é uma boa pedida para amantes da natureza, aventureiros e para todos aqueles que gostam de contemplar as coisas boas e saudáveis da vida, um lugar diferenciado por natureza e por sua gente simples. Deixo minha experiência com intuito de divulgar o ecoturismo que sem dúvidas é umas melhores alternativas de renda, e que o Brasil embora tão farto desses atrativos ainda é pouco e mal explorado.

Igreja Conceição de Ibitipoca

Centro do Visitantes dentro do parque

Paredões que circundam o parque

Pico do Pião

Flora do parque
Parte alta do Parque
Jararaca (Bothrops sp)

O pão de canela é boa pedida da culinária local

Para maiores infomações ou para adquirir imagens entre contato.