segunda-feira, 27 de maio de 2013

Caldas e Pocinhos do Rio Verde

Caldas e Pocinhos do Rio Verde
Caldas é uma dessas cidades em que você chega e tem a certeza que esta em Minas Gerais, seu povo hospitaleiro, sua culinária e as montanhas que a rodeiam não deixam qualquer dúvidas disso. Das inúmeras belezas naturais de Caldas, duas pedras chamam atenção, que é Pedra do Coração, um dos belos cartões postais da cidade, situada no lado sul, a pouco mais de mil metros do centro da cidade e a Pedra Branca, com mais de 1800 metros de altitude,(já descrita em outra página) situada a 15 km da cidade, mas que pode ser visualizada do centro da cidade, formando o ultimo plano atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, compondo assim,  uma linda pintura.
Por falar em pintura, dentro da Matriz há uma bela pintura, da Anunciação à Virgem Maria, tombada como patrimônio da cidade, doada por Lourenço Westim, porém a pintura é do seu sobrinho, Frederico Westim. Lourenço Westim foi um ex- cônsul da Suécia e Noruega que viveu em Caldas. Na mesma praça onde esta a igreja matriz a outra igreja bem em frente no outro extremo da praça cental, a Igreja do Rosário, singela sim, mas, muito bonita e que proporciona uma linda imagem nos fins de tarde, quando o sol se põe no seu dorso.
Outra atração da cidade é a Fazenda da Epamig, um lindo prédio, inaugurada por Getúlio Vargas, neste prédio a um mini museu, no local também são produzidos vinhos, fruto de experimentos de um sofisticado centro de pesquisa que fica dentro da fazenda, bem próximo ao prédio antigo.
Outras atrações de Caldas podem ser encontradas em Pocinhos do Rio Verde, que tem como atração principal, as águas sulfurosas, no Balneário Dr. Reynaldo de Oliveira Pimenta, onde é possível tomar um relaxante banho em águas medicinais. No entanto, não são só as qualquer águas medicinais, que tornam o local apreciado por visitantes, além destas águas, ainda, há, as cachoeiras, como a Cachoeira dos Duendes e a Cascata Antônio Monteiro, essa, bem próxima do balneário, a pouco mais de 500 metros. Ainda nas proximidades do balneário tem o Bacião, uma linda piscina natural, onde é possível banhar-se e contemplar a natureza local. Ainda há outras atrações locais como o Morro do Galo, também bem próximo ao balneário, e o Grand Hotel, o Hotel mais antigo do Brasil, ainda em funcionamento, hoje modernizado, mas, sem perder as características da época da sua fundação.

Caldas é um local indicado para aqueles que buscam sossego, e um contato mais próximo com a natureza. Uma boa época para conhece-lá é nos meses de junho e julho, quando acontece a famosa Festa do Biscoito,assim é possível contemplar as belas paisagens de dia e uma boa festa à noite. 
Bacião

Balneário Reynaldo de Oliveira Pimenta

Cachoeira Meia Quarta

Cachoeira do Duendes

Cascata Antônio Monteiro

Cascata Antônio Monteiro

Fazenda Da Epamig

Fonte Rio Verde

Fonte Samaritana

Fonte São José

Matriz de Caldas

Igreja do Rosário

Pedra do Coração

Pedra do Coração e Igrejinha de Santa Bárbara

Pocinhos do Rio Verde

Quadro da Anunciação exposto na Igreja Matriz
Cascata do Bacião 


Cachoeira da Rapadura

Forno de barro onde é assado os biscoitos da Festa do Biscoito 


Morro Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário