segunda-feira, 11 de abril de 2016

Scytalopus petrophilus (tapaculo-serrano) descoberta no Planalto de Poços


             Texto Ederson Godoy, baseado nas descrições de Geiser Trivelato. 

    Historicamente sempre ouve no Planalto de Poços muitos trabalhos de pesquisas com avifauna sendo a primeiro conhecido em 1958, por A Ruschi, (Lara, 1990), que cita espécies da família Trochilidae existentes na região. Posteriormente em 1967 há coletas realizadas por Sick em visita ao Morro do Saco e do Ferro nas quais as peles foram depositadas no Museu do Rio de Janeiro, RJ.

    Atendo a exigências ambientais e com foco de conhecimento preservacionista foram realizados mais 7 trabalhos de pesquisas até os dias atuais, sob diversas metodologias que conseguiram somar 343 espécies identificadas. No entanto, em grande parte estas pesquisas foram pontuais e temporais e mesmo sendo metodologicamente adequadas não foram capazes de quantificar o total de aves ocorrentes no planalto. Pensado nisso, resolvi através de “passarinhadas” incrementar a lista, pois mesmo sem uma metodologia rígida os registros fotográficos e sonoros são capazes de apontar com clareza a ocorrência de espécies que passaram despercebidas ou não ocorriam temporalmente ou localmente nas áreas de pesquisadas.

    Para me ajudar nesse trabalho convidei o biólogo e ornitólogo Eric Williams Arruda e o experiente Guia de observação de Aves Geiser Trivelato. Durante 24 meses conseguimos acrescentar a lista do planalto mais 19 espécies: os exóticos Anas platyrhynchos (pato-real), Estrilda astrild (bico-de-lacre), e Paroaria dominicana (cardeal-do-nordeste) e os nativos Donacobius atricapilla, (japacanim) Pyrocephalus rubinus (prícipe), Phaeomyias murina (bagageiro), Theristicus caudatus (curicaca), Lanio pileatus (tico-tico-rei-cinza), Cyanocorax chrysops (gralha-picaça), Habia rubica, (tiê-do-mato-grosso), Hylophilus amaurocephalus (vite-vite-de-olho-cinza), Ilicura militaris (tangarazinho), Myiopagis caniceps (guaracava-cinzenta), Bubo virginianus (jacurutu), Phacellodomus ferrugineigula (João-botina-do-brejo), Elaenia chiriquensis (chibum), Synallaxis cinerascens (pi-puí), Jabiru mycteria ( tuiuiú) e o Scytalopus petrophilus (tapaculo-serrano).



Scytalopus petrophilus (Tapaculo-serrano)

    Dentre todas, nossa grande surpresa foi o Scytalopus petrophilus (Tapaculo-serrano), descoberto por Geiser Trivelato na Pedra Branca, Caldas, MG que depois também avistei na Serra de São Domingos, Poços de Caldas, MG. A surpresa foi porque a ave foi descrita somente em 2010. Antes disso era erroneamente descrita como Tapaculo-preto (Scytalopus notorius). Ave que não obteve nenhum registro no planalto.

    O tapaculo-serrano é mais claro que o tapaculo-preto, sendo mais cinzento e apresenta coloração barrada de castanho com preto nos flancos. Seu canto difere do outro por ser mais acelerado. Quanto aos hábitos, tem as mesmas características, vivendo em áreas de vegetação florestal ou rupestre de altitude, mas sempre dentro de moitas densas e próximo ao solo onde se alimenta de insetos como artrópodes, chegando a andar como um camudongo ou a meia altura, escolhendo sempre o interior da densa vegetação Montana, com ou sem rochas. Parece ter preferência por áreas com samambaias e próximo de cursos d’água. Até o momento o Tapaculo-serrano tem sua área de distribuição no centro-sul de MG até o nordeste e sudeste de São Paulo em altitudes que variam de 1000 à 2000m.

Obs: O trabalho completo está em fase de avaliação e será publicado em maio na revista científica Regnellea Scientia da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas.

Referências:
 http://www.wikiaves.com.br/tapaculo-serrano

Lara, A. I., Straube, F. C., Antonelli-Filho, R., Paccagnella, S. G. & Motta, J. T. W. (1990) Lista das aves do planalto de Poços de Caldas, Minas Gerais. Poços de Caldas: ALCOA

SIGRIST. T, (2013) Avifauna Brasileira, Guia de Campo Avis Brasilis, Vinhedo, SP. 

SICK, H. (1997) Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira

A ave responde ao play back, no entanto, mesmo assim não é fácil fotografá-la, pois tem hábito de caminhar no solo entre a vegetação e a serrapilheira. 

Uma das formas de identificar a ave é pela parte traseira da ave, que é dourado com listas pretas. 

Para fotografá-la é mais fácil deitar-se no chão do que tentar vê-la por cima.

O tapaculo-serrano tem dimorfismo sexual, o macho é mais escuro
Vídeo da vocalização da ave. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário