segunda-feira, 25 de abril de 2016

Bastidores das gravações do Terra da Gente em Caconde, SP.

  

    Entre 18 e 21 de abril estive em Caconde, SP, guiando a equipe do Terra da Gente em busca da biodiversidade local. Caconde é um município belíssimo com uma importante riqueza hídrica, como a represa da Graminha, toda essa fartura de água reflete também na qualidade de vida tanto dos moradores quanto dos animais.
   O foco de nossa busca foi o azulão (Cyanoloxia brissonii) ave difícil de encontrar na natureza já que no passado foi muito perseguida por gaioleiros devido ao seu canto melodioso, mas hoje graças à conscientização ambiental e a fiscalização dos órgãos ambientais a ave volta a aparecer, nessa busca tivemos a companhia do experiente biólogo Eric Williams.
   No encalço do azulão tivemos belos encontros, como a bela choca-barrada (Thamnophilus doliatus), a juruva-verde (Baryphthengus ruficapillus), o canário-do-mato (Myiothlypis flaveola), a ariramba-de-cauda-ruiva (Galbula galbula) a pipira-vermelha (Ramphocelus carbo)  a corujinha-do-mato (Megascops choliba) entre outras belas aves. Também nos deparamos com ouriço (Coendou prehensilis) que curiosamente ruía a parede do chalé onde estávamos hospedados e um bando quatis (Nasua nasua).
   Além das aves também mostramos o trabalho do biólogo e herpetólogo Rodrigo Matavelli e os estudos do biólogo, italiano Stefano que trabalha com insetos em especial formigas, importante grupo que propícia importante serviço ecológico ao meio ambiente e até mesmo a agricultura. A matéria Foi finalizada no sitio do pescador Rovilson as margens da represa da Graminha que tem o hábito de tratar dos beija-flores no seu quintal, um verdadeiro espetáculo onde a disputa por alimento e espaço é ferrenha.

   Agradeço a toda equipe pelo esforço e profissionalismo tão importante ao conhecimento da natureza e a educação ambiental, também um agradecimento especial a Juliano Costa, Luciano Bernades e Lucas Barbosa pelas valiosas dicas. 

Represa da Graminha
Nascer do sol no mirante de Caconde
Ariramba-de-cauda-ruiva
Azulão
Canário-do-mato
Choca-barrada, fêmea
Choca-barra, macho
Equipe do Terra tentando fotografar o Azulão.
Ouriço comendo a parede do chalé aonde estávamos hospedados. 
Casal de corujinha-do-mato que veio no play-back da corujinha-sapo
Equipe do TG, gravando no sítio do pescador Rovilson
Stenano e Rodrigo Matavelli falando sobre seus trabalhos. 
Borbote de 2 cabeças (Colobura dirce) 
Juruva-verde
pipira-vermelha ou bico-de-louça como é conhecido regionalmente. 
Godoy, Nhonho, Passarinho e Batatinha, 
Veja no linque abaixo o programa que foi exibido no dia 04/06/16

Nenhum comentário:

Postar um comentário