terça-feira, 28 de abril de 2015

Coleção de Gesneriaceae

Sinningia magnifica, os beija-flores são os principais polinizadores da família. 
     A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, visando à preservação ambiental e a conservação das riquezas naturais, em especial da flora e ainda, atendendo a Resolução do Conama Nº 266, de agosto de 2009, artigo 6º, inciso VI (possuir coleções especiais representativas da flora nativa, em estruturas adequadas) possui atualmente várias coleções de plantas vivas (Bromeliáceas, cactáceas, pteridófitas, orquidáceas...). Neste mesmo intuito e com devido apoio técnico de especialistas também comecei a coletar e organizar no jardim plantas vivas da família Gesneriaceae, incorporando ao jardim uma nova coleção.
            A família Gesneriaceae é composta por cerca de 140 gêneros e 3.500 espécies. No Brasil existem cerca de 22 gêneros e 220 espécies (Barros et al, 2010). No planalto de Poços de Caldas, até o momento foram encontradas e identificadas seis espécies pertencentes na grande maioria ao gênero Sinningia, sendo apenas uma espécie ainda não identificada, porém, todas já estão incorporadas a nova coleção.
            Naturalmente a família ocorre em ambientes rupestres, campos e áreas úmidas, representada por ervas, arbustos terrestres e epífitos, tendo alguns gêneros bem exigentes quanto à preservação ambiental, o que explica o fato de várias espécies fazerem parte da lista de espécies ameaçadas de extinção, conforme CNCflora/ IUCN e a Lista da Flora Ameaçada de Extinção de Minas Gerais.  Um bom exemplo é a Sinningia striata, que é descrita como vulnerável e descrita como endêmica de Minas Gerais. Esta espécie é comum emm formações rochosas da região acima de 1400m de altitude.

Todas as espécies são ornamentais e embora a coleção seja nova e ainda em fase de adaptação, já está disponível à visitação.

Referências:


DE BARROS, M. J. G.; MANSANO, V. F, & CHAUTEM A, (2010) Comparações florísticas e taxonomia da família Gesneriaceae no Parque Nacional do Itatiaia, Brasil, Hoehnea 37(1): 131-145, 3 tab., 4 fig., 2010




http://www.biodiversitas.org.br/florabr/mg-especies-ameacadas.pdf

Seemannia  sylvatica (Kunth) Roalson & Boggan (1)

Sinningia aggregata (Ker Gawl.) Wiehler


Sinningia alogophylla (Mart.) Wiehler

Sinningia elatior (Kunth) Chautems


Sinningia magnifica (Otto & A.Dietr.) Wiehle


Sinningia striata (Fritsch) Chautems
Coletando material vivo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário