sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Um novo capítulo sobre o crime ambiental cometido em Caldas

           Ocorreu ontem dia 09 de outubro de 2014, mais um capítulo do crime ambiental cometido pela empresa mineradora de “Fernando Da Paz”, onde foi suprima ilegalmente a vegetação nativa, em especial espécies ameaçadas de extinção como o Handroanthus Albus e a endêmica  Alstroemeria variegata entre milhares de orquídeas e bromélias.

                Neste novo capítulo, voluntários da Cidade de Caldas, moradores do Bairro Bom retiro e parte da equipe da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas fizeram o resgate das orquídeas e bromélias suprimidas das aflorações rochosas da área onde se pretende obter a frente de lavra para extração de granito.

                Se não bastasse os absurdos da degradação cometidos pela empresa ainda houve uma tentativa de inibir o trabalho dos voluntários, fechando as porteiras de acesso e proibindo a entrada de mais voluntários e da imprensa que queria mostrar o trabalho de formiguinha dos virtuosos, que tiveram que encarar de baixo de um sol escaldante subidas íngremes, espinhos e muito peso para carregar as plantas até o caminhão que fazia o resgate.

                Mesmo com as dificuldades do trabalho exaustivo e estressante instigado pela  falta de colaboração da empresa, que não cedeu nem mesmo água aos voluntários a primeira parte da missão foi concluída. Lembrando que o trabalho ainda não terminou, pois foi retirado do local apenas um caminhão de plantas, de onde se espera que saía pelo menos mais três.  Isso só de bromélias e orquídeas.  

                Todo o material coletado foi levado para a FJBPC, onde será feito triagem e reintrodução na natureza. 







Foto (Daniela Vieira)









Foto (Daniela Vieira)






Voluntários que ajudaram no resgate. 



                

Nenhum comentário:

Postar um comentário