Fotografia de Paisagens
Fotografar paisagens é a
aplicação mais antiga da fotografia, as primeiras câmaras ou dagueótipos
necessitam de grandes exposições entre 10 e 15minutos por tal motivo, apenas
objetos ou motivos inertes eram possíveis de serem fotógrafos, sendo assim a
fotografia de paisagens era uma boa opção. Nos dias atuais fotografar paisagens continua
sendo umas das modalidades preferidas pelos fotógrafos sejam amadores ou
profissionais, até porque amadores que ainda não dominam as técnicas de
fotografias conseguem belas imagens, pois basta uma paisagem bonita para uma
fotografia bonita, mas não é bem assim, mesmo em fotografias de paisagens há
várias técnicas que podem e devem serem aplicadas para dar vida, nitidez e
contraste as fotos.
Quando se fala em paisagem sempre
o que vem a mente é uma montanha com lagos as seus pés, porém paisagem em
fotografia pode ter várias definições, como paisagem urbana, paisagem selvagem,
paisagem rural, paisagem noturna, etc... Mas de qualquer forma paisagem sempre
irá se referir ao um espaço ou ambiente, que englobe alguns elementos naturais
e /ou artificiais. Por tais motivos a fotografia de paisagem sempre teve, tem e
terá forte conotação na história do homem sobre o espaço, pois através da
fotografia de paisagem é possível evidenciar impactos, elementos e
transformações decorrentes ou não das mãos humanas. Há também o contexto emotivo,
espiritual e sensibilizador que a fotografia de paisagem pode despertar levando
o homem a compreender melhor seu espaço e se interar melhor de forma mais
harmônica e menos destrutiva, ou seja, a fotografia de paisagem é uma excelente
ferramenta, com diversas aplicações funcionais.
Para se conseguir uma boa imagem
de paisagem além do olhar e do enquadramento é fundamental o domínio da luz,
velocidade e principalmente do diafragma, que o que dará nitidez e contraste a
foto, pequenas aberturas são vitais para fotografias em dias claros e com
nuvens “carneirinhos” que normalmente são as fotografias que mais causam
impactos visuais. Já quando se fotografa paisagens urbanas, e no motivo há automóveis
e/ou pessoas é sempre bom deixarem estes congelados, o que requer uma
velocidade maior, claro que depende do que se pretende mostrar, o que também é
vital na fotografia de paisagem, mostrar o que se deseja de forma clara e
objetiva. Mostrar muita coisa ao mesmo tempo e sem o devido enquadramento pode
tornar a imagem confusa e cansativa aos olhos, é sempre interessante que os
olhos passeiem pela imagem gerada. Por isso, fotos com o motivo principal no
centro pode não ser uma boa alternativa, é interessante que haja interação e
composição na imagem, ao fotografar uma paisagem pense que esta fazendo uma
pintura, é como uma pintura pré-definida.
Alguns desafios para a fotografia
de paisagens são as perspectivas, alinhamentos, reflexos e descompensassão de
luz, quando se tem um ambiente muito iluminado e outro sombreado, e estes
desafios requerem técnicas e muita prática. Para erros de perspectiva evite
fotografar uma paisagem aberta, muito próximo de um objeto do primeiro plano,
ou se posicionando de forma que um motivo pareça desproporcional ou maior que
outro que não seja, ou mesmo mostrar uma distância que não seja a real entre
motivos, no entanto, artisticamente é possível tirar proveito e da para brincar
bastante, mas quando se trata de jornalismo, arquitetura e documentários estes
erros podem ser fatais. Quanto ao alinhamento sempre olhe as bases e as
laterais ainda com a câmara apontada, para evitar imagens inclinadas. Quanto à
desproporção de iluminação a dois caminhos; o meio termo ou destacar o que se
deseja. Quando é possível compensar com flash é o indicado, mas imagens de
paisagens são sempre abrangentes e o flash tem capacidade limitada sendo assim,
nem sempre é a menor alternativa. Por fim tem o fotoshop, que é não pensar nele
quando se fotografa, mas que dependendo da finalidade da fotografia é a melhor
alternativa.
Alguns motivos exigem técnicas
especiais, como fotografia de paisagem noturna, cachoeiras, pôr do sol e
ambiente claros demais. Para paisagem noturna é primordial o uso do tripé, pois
esse tipo de imagem requer baixa velocidade do obturador o que em punhos vai
gerar fotos tremidas e borradas, e se possível até mesmo o uso do temporizador
para evitar qualquer tipo de movimentos causados pelo contato com obturador ou
pelo movimento do tripé quando esse não é muito estável. O uso do tripé também
é indicado para se fotografar cachoeiras e corredeiras quando se quer deixar
estes com efeito fabuloso, quando a água parece espuma branca congelada, nesse
caso diminua a abertura e a velocidade e faça testes. Para imagens bonitas do pôr
do sol esqueça o fotômetro, diminua a abertura aumente a velocidade e trave o ISO
o mais baixo possível. Faça testes até que a foto lhe mostre as cores mágicas
do amanhecer ou entardecer, aliás, nem sempre é indicado seguir a risca o que
pede o fotômetro, o importante é que o motivo principal esteja na exposição
desejada, lembrando que motivos claros refletem mais luz e motivos de cor
escura menos luz, ou seja, para motivos claros, como branco, amarelo e rosa
trabalhe com o fotômetro negativo e para cores escuras como preto e verde
escuro com o fotômetro pontos acima.
Para boas imagens de paisagem é
necessário paciência, Ansel Adams (1902-1984) foi um dos grandes precursores da
fotografia de paisagem, diz à literatura que era capaz de permanecer horas
posicionado esperando pelo momento perfeito. A boa técnica e o estilo próprio
pode ser a junção ideal, Sebastião Salgado, um dos fotógrafos mais conhecidos
do mundo chama a atenção por suas
imagens surpreendentes em preto e branco. O fotógrafo de paisagem pode ter seu
foco, como o britânico Jem Southam (1950) que tinha preferência por paisagens
que mudam com o tempo por forças naturais, já o canadense Eward Burtynsy (1955)
já tinha preferência em fotografar paisagens modificadas pelo homem, enfim, os
motivos são infinitos.
Referências:
Tudo Sobre Fotografia, prefácio de DAVI CAMPANY, 2012.
O Novo Manual de Fotografia, JOHN
HEDGECOE, 2003.
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Fotos tiradas a noite, modo longa exposição com tripé |
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Paisagens noturnas |
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Paisagem rural, mostrando trabalho agrícola |
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Trabalhando com perspectiva e composição |
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Nascer do sol, Pedra Branca |
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Abaixando a velocidade do obturador |
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Usando coisas simples para criar efeitos interessantes |
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Aproveitando da luz artificial |
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Espelho d´`água |
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Usando da névoa |
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Brincado com a perspectiva |
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efeito fim de tarde, as luzes mágicas do fim de tarde dura apenas alguns minutos. |
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Tornando cenas comuns em paisagem |
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Contra o sol |
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Molduras naturais |
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Mostrando a dimensão e a ideia do passeio, (foto de Henrique) |
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Adicionando molduras naturais e explorando o contraste |
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O preto e branco deu efeito bucólico a cena o que talvez não seria possível se a imagem fosse colorida |
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Expressando ideias e sentimentos |
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Explorando contraste |
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Nessa imagem o flash foi usado para mostrar o primeiro plano. |
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Cenas típicas contrastam a realidade |
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O uso de tripé é vital para criar efeitos especias |
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Adicionar legenda |
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Explorando formas e cores |
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Paisagens selvagens |
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O momento exato |
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Distribua a cena |
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combinado a cores |
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centralizado a cena |
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inclinações naturais |
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