segunda-feira, 27 de julho de 2015

Guia de observação e fotografia de aves

     

Segundo a CRBO (2014) há hoje no Brasil 1901 espécies identificadas, divididas em 103 famílias, dados que possivelmente em breve sofrerão novos ajustes com novas descobertas. Essa biodiversidade não seria a mesma se o Brasil não fosse um país tão biodiverso, ou seja, com grande riqueza de habitats como a Floresta Amazônica e principalmente a Mata Atlântica que acolhe mais de 890 espécies de aves, cerca de 45% de todas as espécies encontradas no Brasil. Destas aves encontradas na Mata Atlântica 231 são endêmicas, 24% (FAPESP, 2014). Dados preocupantes considerando que segundo os principais órgãos ambientais do Brasil e do mundo restam apenas 7% da formação original deste bioma.

O Planalto de Poços de Caldas encontra-se na região do domínio fitogeográfico da Mata Atlântica, (IBGE, 2015), no entanto com uma proximidade muito grande com o cerrado. Predominado por florestas Alto-montanas e Montanas (VELOSO, RANGEL FILHO, LIMA, 199) tendo também Matas de Galerias e Campos de Altitude (Guimarães et al, 2008) e por fim dentro de uma caldeira vulcânica (LEINZ & AMARAL, 1989) todas essas características ambientais obviamente influenciam profundamente a sua flora e fauna e consequentemente à avifauna, um bom exemplo local é a Pedra Branca no município de Caldas, MG, considerada de especial interesse a preservação devido à grande quantidade de espécies da fauna e da flora ameaçada de extinção e ao alto índice de endemismo, (CONFORTI ET AL 2007, cit IBAMA 2004). Não menos importante está a Serra de São Domingos grande patrimônio natural.

Considerando todas as listagens realizadas dentro do Planalto e excluindo as de ocorrências duvidosas há hoje dentro do Planalto 321 espécies entre residentes e migratórias divididas em 64 famílias, destas 4 espécies constam como ameaçadas de extinção conforme Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (2008): Anthus nattereri (Am), Amadonastur lacernulatus, (Vu), Taoniscus nanus (Vu) Coryphaspiza melanotis (Vu). Da lista de espécies ameaçadas do Estado (Minas Gerais, 1996) 8 espécies constam na compilação de ocorrência regional, conforme a Biodiversitas (2014): Ajaia ajaja (Vu), Anthus nattereri (Vu), Mycteria americana (Vu), Taoniscus nanus (Vu), Dysithamnus plumbeus (Vu), Falco deiroleucus (Ep) e Phibalura flavirostris (Vu). Além das espécies ameaçadas existem outras bastante interessantes como seja pela beleza como pela raridade como o Ilicura militaris, Pyroderus scutatus, Micrastur ruficollis, Campephilus robustus, Heliothryx auritus entre muitas outras.

Todas estas aves estão espalhadas nos diversos habitats dentro do Planalto de Poços que inclui também cidades vizinhas, veja a lista das aves abaixo, para saber o roteiro de como e onde encontrá-las entre em contato.

Além de apaixonado por aves tenho experiências em pesquisas com avifauna, já trabalhei em diversos levantamentos e projetos envolvendo aves e atualmente trabalho como auxiliar de pesquisas pela Fundação Jardim Botânico de Poços, onde juntamente com o Biólogo Eric Williams desenvolvo um levantamento quali-quantitavo na RPPN Rio das Antas, Poços de Caldas, MG. Também estou desenvolvendo o primeiro guia fotográfico de aves do Planalto de Poços de Caldas, para ver mais fotos visite a página http://fotografoedersongodoy.blogspot.com.br/2013/04/aves-do-sul-de-minas-gerais.html. / http://www.wikiaves.com.br/perfil_godoy2015 Veja algumas abaixo algumas das principais aves que ocorrem na região, para saber o roteiro de como encontrá-las entre em contato.



Referências

http://www.taxeus.com.br/listamaisinformacoes/2582


http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/03/10/asas-da-mata-atlantica/


http://www.icmbio.gov.br/portal/biodiversidade/fauna-brasileira.html


Listas das Aves do Brasil, Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO)



11ª Edição, 01/01/2014, www.cbro.org.br
http://www.biodiversitas.org.br/atlas/aves.asp


VELOSO, H.P., RANGEL FILHHO, A.L.R.,LIMA,J.C.A., Classificação da vegetação Brasileira adaptada a um sistema universal. Rio de Janeiro; IBGE,1991, 88p.


GUIMARÃES, J.C.C., VAN DEM BERG, E., CASTRO, G.C., MACHADO,E.L.M., OLIVEIRA FILHO, A.T. Dinâmica do Componente Arbustivo Arbóreo de uma Floresta de Galeria Aluvial de Poços de Caldas, MG, Brasil. Revista Brasileira de Botânica. V 31. N.4 P 621-632, 2008.


LEINZ, Victor. AMARAL, SERGIO ESTANISLAU.. Geologia Geral. São Paulo.Editora Nacional, 1989.


Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção pág 585

bacurau-chitã (Hydropsalis longirostris)
barranqueiro-de-olho-branco (Automolus leucophthalmus)
Bico-de-pimenta (Saltator similis)
caminheiro-de-barriga-acanelada (Anthus hellmayri
Choca-da-mata (Thamnophilus caerulescens)
chupa-dente (Conopophaga lineata)
gavião-de-rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus)
gavião-peneira (Elanus leucurus)
maçarico-de-costas-branca (Himantopus melanurus)
João-murucutu (Bubo virginianus)
Juruva-verde (Baryphthengus ruficapillus)
vira-folha (Sclerurus scansor)
maria-preta-de-garganta-vermelha (Knipolegus nigerrimus) 
pica-pau-rei (Campephilus robustus
príncipe (Pyrocephalus rubinus)

sanhaçu-frade (Stephanophorus diadematus )
surucuá (Trogon surrucura
 Tiê-do-mato-grosso (Habia rubica)
 falcão-caburé (Micrastur ruficollis)
tangará-estalador (Ilicura militaris)

Um comentário: