segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Conhecendo o Parque Nacional da Serra do Cipó



Cachoeira da Forofa
Situado na serra parte sul da cordilheira do Espinhaço o Parque Nacional Serra do Cipó é uma área com 33.800 hectares representado por diferentes ecossistemas, entre matas de galerias, campos rupestres e cerrado, na área central do estado de Minas Gerais, , envolvendo terras dos municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.
Uma das portarias à 5 km das margens da rodovia MG 010, KM 94. Ao cruzar a portaria a primeira impressão aos olhos de um conservacionista não são muita favoráveis devido ao grande número de espécies exóticas dentro do parque, destaque para a bracqueária e o capim gordura há também presença de cavalos dentro do parque, que por ser um parque nacional não deveria existir, mas, com certeza a riqueza da biodiversidade local desvia toda e qualquer atenção negativa. Um dos grandes destaques dos parques são sua avifauna, podendo ser ouvida e visualizada por todas as trilhas, como o uru-capoeira (Odontophorus capueira), ouvido nas matas ciliares do parque, o João-bobo (Nystalus chacuru), Maria-faceira (Syrigma sibilatrix), peixe-frito (Dromococcyx sp), canário-da-mata (Basileuterus flaveolus), tico-tico-do-campo (Ammodramus humeralis), Inhambu-chororó (Crypturellus parvirostris), Hemitriccus sp e muitos outros. Animais de diferentes hábitos e habitat que podem ser ouvidos e visualizados dentro da mesma trilha, no caso a trilha que do acesso ao cânion das bandeiras.
Hemitriccus sp um dos muitos representantes da avifauna local
A beleza paisagística local é impressionante, graças às serras e chapadas que juntamente com os cânions, corredeiras e as cachoeiras fazem do parque uma paisagem única principalmente devido aos contrastes entre as montanhas e planícies, a areia branca e ao quase sempre céu bem azul, a água límpida das corredeiras com suas pedras brancas e a vegetação horas cerrado, hora campo, hora florestas.
Devido a grande extensão do parque não foi possível conhecê-lo num único dia, é preciso no mínimo três dias para conhecer todas as atrações. Para aqueles que pretendem conhecerem o parque e não querem ou não estão dispostos a longas caminhadas há a opção de locar bicicletas ou cavalos nas imediações, devido a grande distância entre as atrações é bem considerável tal alternativa.
A Serra do Cipó é mais um bom exemplo das riquezas naturais de Minas Gerais, que não se limita a um bioma e que não se traduz somente por uma paisagem. Se Minas não tem mar tem um mar de alternativas.

um dos representantes da herpetofauna local

  • Callithrix penicillata
  • Nome popular: Sagui-de-tufo-preto

Possivelmente um imaturo do soldadinho. (Antilophia sp)

Pegada de mão pelada

Aranha de pedra

Hemitriccus sp

Jatobá (Hymenaea stigonocarpa Mart.)

uma das belezas da flora local

maria-faceira (Syrigma sibilatrix)

Rio Mascate

Contraste de paisagens

Cânion das Bandeirinhas

Cânion das Bandeirinhas

Cânion das Bandeirinhas

Paredões de pedras

Cachoeira da Forofa

Parte baixa da Serra do Cipó




Nenhum comentário:

Postar um comentário